Written by: Feminismo Raiz

Primeiro Encontro Feminista Vulva Negra – GOIÂNIA/GO

Como foi a primeira edição do “Encontro Feminista Vulva Negra”

Após os encontros e eventos nas cidades de Toulouse (FR), Paris (FR), Porto (PT) e Cardiff (UK), utilizar o período que estou no Brasil para construir pontes entre nós se trata de um anseio que cresceu em meu coração desde o final de 2022. Retornando ao país, sabia que desejava trazer-nos para fora das telas e proporcionar encontros nos quais cada uma de nós pudesse se sentir tão acolhida e à vontade sendo a si mesma e dialogando sobre as nossas percepções políticas livremente.

Deste anseio, nasceu o “Encontro Feminista Vulva Negra”, extensão física do projeto Vulva Negra, no qual levo uma roda de conversa sobre feminismo raiz e negros para cidades de todo o país. A primeira região a receber a versão piloto do evento, foi Goiânia no dia 27 de janeiro. Lá estive cercada por mulheres fascinantes, com histórias que merecem ser ouvidas e feridas que só podem ser cicatrizadas através da construção de amor e solidariedade entre nós, como feministas, como mulheres. Muito me alegrou ter sido recebida com imenso carinho e por um número considerável de mulheres, em um dia comercial, durante fortes chuvas e com todas as impossibilidades que poderiam surgir. Vê-las marcando presença apenas comprovou o quão importante é construirmos para além das mídias digitais.

Encontro Feminista Vulva Negra no dia 27 de janeiro de 2023 em Goiânia – GO

O meu objetivo sempre foi fomentar a educação política e a criação de coletivas entre mulheres de todas as regiões do país. Porque apenas organizadas, protegidas e com nossos corpos e almas alimentados, poderemos factualmente nos erguer face às tantas opressões que sofremos. Com muita felicidade, ratifico que o encontro em Goiânia deu frutos e foi pivô para a formação de uma nova coletiva na cidade.

Estar com vocês me fortalece. No final do dia, são as conexões entre mulheres, enxergar-nos como as humanas que somos e nos fortalecermos através do amor por nós e para nós é o que vale à pena.

Para concluir, lhes informo que as próximas cidades pelas quais a nossa caravana irá passar serão São Paulo (SP) e Salvador (BA).

Já temos data confirmada para São Paulo: 04 de junho!

Espero vocês lá.

Entre em contato através do e-mail contatovulvanegra@gmail.com para levar o Encontro Feminista Vulva Negra para a sua cidade também.

(Visited 99 times, 1 visits today)
Tags: Last modified: 26 de setembro de 2023